Dúvidas Frequentes
1
Qual a diferença entre a Rede Mob e o Mob 4.0?
A Rede Mob surge no contexto da 1ª Jornada Mob.Inc, um webinário que aconteceu em julho de 2020 voltado a tratar de temas ligados à "Mobilidades e caminhos para a Inclusão social". Com o intuito de manter as discussões e os contatos formados nesse evento ativos, surge a proposta de manter ativo um grupo de entusiastas e pesquisadores na área. Com isso em mente e buscando alçar vôos ainda mais inovadores e significativos para as cidades e seus habitantes, a Rede Mob submeteu um projeto para o edital da FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Surge, assim, o Mob 4.0, um espaço colaborativo para a criação de uma plataforma de dados para o planejamento inteligente da mobilidade urbana no estado do Rio de Janeiro.
2
Mesmo não sendo estudante ou profissional na área, nem mesmo morando no estado do Rio de Janeiro, posso fazer parte do projeto Mob 4.0?
Sim! O projeto é aberto para todos os interessados, sejam profissionais ou entusiastas na área de mobilidade urbana e cidades inteligentes. Além disso, como trabalhamos majoritariamente em formato remoto, você pode participar de nossas reuniões, eventos e demais dinâmicas de qualquer canto do mundo!
3
Qual o objetivo e o público alvo do projeto?
O projeto Mob 4.0 tem como objetivo criar uma plataforma de dados para o planejamento inteligente da mobilidade urbana no estado do Rio de Janeiro. Seu público alvo é especialmente os gestores públicos do território fluminense, mas visa alcançar também os grupos de acadêmicos, profissionais na área, ONGs e empresas que trabalham na temática e entusiastas dispostos a contribuírem nas diversas frentes que o projeto possui.
4
Qual o tempo de dedicação para o trabalho? Ele é voluntário ou existe possibilidade de bolsa remunerada?
Inicialmente a participação na Rede no projeto Mob 4.0 é voluntária, mas temos a possibilidade de contratação de alguns bolsistas que apresentarem maior disponibilidade para dedicação às atividades que desenvolvemos.
5
O que são os GTs?
São os Grupos de Trabalho do Mob 4.0, que compõem 6 frentes interdependentes (Comunicação, Eventos, Capacitação, Plataforma, Dados e Política e Regulamentação de Dados) que unem pesquisadores e entusiastas na área e realizam projetos em diversas frentes e formatos. Resumidamente, buscam ajudar cidades e gestores a planejarem uma mobilidade com o auxílio dos dados abertos, criam e divulgam informações para capacitar pessoas, organizam eventos, palestras, workshops e muito mais; e conectam uma rede de profissionais especializados.
6
Como faço para me inscrever?
Basta acessar nosso formulário de inscrição na aba “Faça Parte” que entraremos em contato.
7
O projeto é contínuo ou há prazo de finalização?
O projeto Mob 4.0 tem um contrato de 3 anos com o órgão financiador (FAPERJ), finalizando seus trabalhos no ano de 2024. Porém, a Rede Mob é um grupo de atuação contínua, onde estamos sempre buscando novas formas de tornar nossas cidades ainda mais extraordinárias, ou seja, você é sempre bem vindo!